Relíquias

Os antigos cristãos afirmavam que a devoção aos santos mártires e às suas relíquias são a manifestação de veneração ao próprio Jesus.

O culto das relíquias tem início já no tempo dos primeiros cristãos e a cruz de Jesus é exactamente uma das primeiras relíquias.

Pela intercessão dos nossos Santos dirigimo-nos a Deus e para ser mais próximos a eles visitamos os lugares onde viveram, procuramos as suas lembranças e as suas pegadas.

A Igreja não permite a veneração pública de relíquias antes do reconhecimento das virtudes heroicas do candidato aos altares.

 

Contributo para a Causa da Serva de Deus Irmã Lúcia

________________________________________________________________


Valor das Relíquias

Que coisa é uma relíquia e o que ela representa na Igreja Católica? 

A palavra relíquia tem origem no latim reliquiae, resto. É uma memória física, o testemunho vivo de um Santo ou de um Beato. Na Igreja sempre teve um valor muito grande, porque nos transporta a um momento histórico concreto como um resto, uma presença, uma passagem histórica… Um outro valor que tem a relíquia é a relação física que o Santo teve com a Eucaristia, com o Senhor Deus, uma relação também sagrada. O valor do corpo de um baptizado, pela união da graça, é um corpo-templo do Espírito Santo. Mas o corpo de um Santo é ainda mais comunhão de graça com Deus, porque viveu na sua carne esta santidade, e o seu corpo foi habitado pela mesma Graça em maneira solene. A relíquia permite manter-nos quase em contacto com este corpo. Na história, as relíquias tiveram também um papel importante no combate contra o espírito do mal, porque a relíquia não é amada pelo diabo, pois é a realidade física que teve uma relação especial com a graça.

Existem duas classes de relíquias…

A primeira classe é constituída pelo corpo; a segunda pelas roupas e objectos que estiveram em contacto com o corpo do Santo, vivo ou morto. Os objectos que estiveram em contacto com a tumba, ao contrário, têm um valor simbólico, afectivo, e são chamadas “lembranças”. O gesto de fazer tocar sobre a tumba o objecto que usamos todos os dias, por exemplo, o rosário, tem somente um valor devocional.

Muitas vezes, as pessoas atraídas pela curiosidade ou devoção popular, visitam um Santuário somente para ver a cabeça de Santa Catarina ou a língua de Santo António. A devoção às relíquias não atrapalha a presença viva de Cristo na Tabernáculo?

Sempre devemos manter a Hierarquia. O primeiro lugar ocupa a Eucaristia; depois temos a Palavra de Deus e finalmente as relíquias, incluindo as imagens sagradas, recordando que, as imagens são finalizadas para a oração.

É importantíssimo reconduzir à justa devoção pela relíquia, porém é fácil cair na superstição. A relíquia não é um amuleto. Então: vou à Igreja, primeiro ajoelho-me diante da Eucaristia, depois vou venerar o Santo, porque sinto a sua protecção. O Santo intercede por nós e nós podemos pedir ao Santo, por sua vez, que interceda junto do Senhor, fim último da nossa oração. Quando beijo a relíquia de um Santo é como se beijasse a misericórdia de Deus que se realizou naquele Santo. Quando oro diante do corpo de um Santo, agradeço a Deus que conduziu esta pessoa no caminho rumo à Santidade.

Devemos sempre lembrarmo-nos que, por meio dos Santos, adoramos a Deus.

Aleksandra Zapotoczny


  • "Deus é o único Ser onde está a felicidade, para a qual nos criou."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Quero que a minha vida seja um rasto de luz que brilha no caminho dos meus irmãos indicando-lhes a fé, a esperança e a caridade."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "É pela fé que nos vem a certeza da presença de Deus em nós."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Maria é, para todos nós, o modelo da mais perfeita santidade a que pode elevar-se uma criatura."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "O dia tem vinte e quatro horas; não fazemos nada demais, se reservarmos alguns momentos para nos encontrarmos com Deus."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Sinto-me em Deus e sinto Deus em mim, - o seu puro Amor me basta, é o único que me atrai!"
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Amo o Coração Imaculado de Maria e espero na sua proteção!"
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Escolhidos por Deus para a santidade, procuremos corresponder a tal chamamento, com o melhor de nós mesmos."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Os pais são os primeiros mestres dos seus filhos, é nos seus braços que eles devem aprender a pronunciar o nome de Deus."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Em Deus possuímos tudo e nada nos falta."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos

1 / 10