Nota informativa da Casa Episcopal e do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra no dia da morte da última vidente de Fátima, 13 de Fevereiro de 2005

Faleceu a Irmã Lúcia
Em Coimbra, faleceu hoje, dia 13 de Fevereiro, a Irmã Lúcia de Jesus, a quem Nossa Senhora se manifestou nas aparições de 1917 em Fátima.
Contava 97 anos e deixou-nos pelas dezassete horas e trinta minutos, após alguma semanas de enfermidade, durante as quais esteve retida na sua cela, dada a progressiva e extrema debilidade em que, desde há meses, vinha caindo, não obstante a assistência médica e técnica que lhe foi dispensada.
Rodeada pelas suas Irmãs Carmelitas e assistida pela médica pessoal, manteve inteira lucidez até aos seus últimos dias, tendo recebido conscientemente todo o conforto dos sacramentos do Senhor.

A Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado entrou para a vida de consagração religiosa em 1925 e professou como Doroteia na cidade de Tuy, em Espanha, no ano de 1928. Fez votos perpétuos no dia 13 de Outubro de 1934.
Sentindo o apelo de maior intimidade com Deus, numa vida de contemplação e oração, tornou-se Carmelita em Coimbra, neste Carmelo de S. Teresa, no dia 25 de Março de 1948.

Cumprindo até final uma vida de exemplar Carmelita, era amada por suas Irmãs, que recolhiam o seu exemplo de íntima fidelidade à regra, de simplicidade discreta e de caloroso interesse pela vida da Igreja. A paz e a graciosidade do seu espírito jocoso acompanharam-na até aos últimos dias passados no leito.

Por sua vontade, expressamente manifestada por escrito, e sempre no desejo de cumprir a regra do Carmelo, o seu corpo permanecerá na clausura, velado pela Comunidade. A capela do Carmelo será aberta às sete horas e encerrada à meia noite. Na Terça feira, dia 15 de Fevereiro, estará reservada exclusivamente à família.
Pelas 11 horas de Terça feira, dia 15 de Fevereiro, o corpo será particularmente transladado para a Sé Nova de Coimbra, onde permanecerá, acompanhado pelos fiéis que junto dele quiserem rezar. Às dezasseis horas do mesmo dia , realizar-se-ão exéquias solenes, após o que se efectuará o funeral para o Carmelo de Coimbra, onde, por vontade da própria Irmã Lúcia, propositadamente declarada por escrito, será sepultado em campa rasa do Claustro, onde permanecerá durante algum tempo. Com a aprovação do Carmelo, a que a Irmã Lúcia também deu oportunamente o seu acordo, está prevista a transladação para Fátima em data posterior.

A Irmã Lúcia de Jesus, de quem Nossa Senhora se serviu para difundir no mundo a devoção ao seu Coração Imaculado, deixa-nos saudades da sua presença e o perfume das suas virtudes.

Coimbra, 13 de Fevereiro de 2005


  • "Deus é o único Ser onde está a felicidade, para a qual nos criou."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Quero que a minha vida seja um rasto de luz que brilha no caminho dos meus irmãos indicando-lhes a fé, a esperança e a caridade."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "É pela fé que nos vem a certeza da presença de Deus em nós."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Maria é, para todos nós, o modelo da mais perfeita santidade a que pode elevar-se uma criatura."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "O dia tem vinte e quatro horas; não fazemos nada demais, se reservarmos alguns momentos para nos encontrarmos com Deus."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Sinto-me em Deus e sinto Deus em mim, - o seu puro Amor me basta, é o único que me atrai!"
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Amo o Coração Imaculado de Maria e espero na sua proteção!"
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Escolhidos por Deus para a santidade, procuremos corresponder a tal chamamento, com o melhor de nós mesmos."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Os pais são os primeiros mestres dos seus filhos, é nos seus braços que eles devem aprender a pronunciar o nome de Deus."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos
  • "Em Deus possuímos tudo e nada nos falta."
    Clique nas setas para ver mais Pensamentos

1 / 10