No dia 13 de outubro de 2022, no Dicastério para as Causas dos Santos, fez-se a entrega da Positio Super Vita, Virtutibus et Fama Sanctitatis do processo de Beatificação e Canonização da Serva de Deus Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, ocd.
Estiveram presentes Sua Em.cia o cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério; o relator, Monsenhor Maurizio Tagliaferri; o P. Marco Chiesa ocd, Postulador Geral; a Irmã Ângela de Fátima Coelho asm, Vice-Postuladora, e a Irmã Filipa Pereira asm, colaboradora da Causa.
Esta Positio contém a Biografia da Irmã Lúcia, feita a partir dos documentos recolhidos na fase diocesana do processo; a Informatio, que descreve as virtudes mais evidenciadas na sua vida; bem como, o elenco dos depoimentos das testemunhas, o seu Diário e outros documentos considerados relevantes para descrever o seu itinerário espiritual.
A Positio terá de ser estudada por um conjunto de 9 teólogos que emitirão um parecer, e hão de elaborar um texto que resume o itinerário interior da Irª Lúcia, os traços da sua santidade e os elementos necessários para que se possa afirmar que praticou as virtudes em grau heroico. Este texto, designado de Relação final, será apresentado aos Bispos e Cardeais, membros do Dicastério para as Causas dos Santos, onde um destes membros, nomeado pelo Prefeito como Ponente, preparará um voto escrito que será entregue ao Santo Padre. Caberá, então, ao Sumo Pontífice a decisão de promulgar o Decreto sobre as Virtudes Heróicas. A partir desse momento a Ir.ª Lúcia deixará de ser considerada Serva de Deus e passará a ser designada como Venerável.
Para as etapas seguintes será necessário a aprovação de um milagre para a Beatificação e de um outro para a Canonização.