Inaugurada estátua da Irmã Lúcia

Set 15, 2013 | Notícias

D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, presidiu, no passado dia 13 de Setembro, à inauguração de uma estátua dedicada à Irmã Lúcia, que viveu no Carmelo de Santa Teresa ao longo de 57 anos.

Para o bispo de Coimbra esta homenagem prestada pela Junta de Freguesia da Sé Nova é um “momento muito significativo para Coimbra onde ganhou estima e admiração por todos”. “Foi uma das figuras do século XX marcante para a história de Portugal, sendo um acto muito significativo para o mundo e para milhões de católicos do mundo inteiro”.

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo congratulou-se pela multidão presente, onde se encontravam religiosas e devotas da Mensagem de Fátima. “Agradeço a presença de muitos numa homenagem de um dos seus grandes”, disse o autarca. “Honra-nos muito a nós, Coimbra, o facto desta religiosa ter escolhido esta cidade para viver. A irmã Lúcia que ficou enclausurada neste convento rezava não só por Coimbra mas pelo mundo inteiro”, salientou o edil na cerimónia do descerramento da estátua em bronze com mais de três metros de altura que ficou instalada à porta do Carmelo. Por detrás desta estátua que foi agora benzida pelo bispo de Coimbra esteve uma das figuras mais marcantes da história contemporânea.

O presidente da Junta de Freguesia da Sé Nova, por seu turno, criticou a perda que foi para Coimbra a trasladação do corpo para Fátima. “Perda para o turismo e a economia”, ressalvou Hélder Abreu que elogiou, por outro lado, o magnífico trabalho executado pelo escultor Alves André.

Interpelado pelos jornalistas no fim da cerimónia, D. Virgílio Antunes, disse estar “confiante e convencido” do desfecho do processo de beatificação da Irmã Lúcia que apesar de moroso vai no caminho da concretização de milhões de portugueses e outros cidadãos do mundo inteiro. O Bispo de Coimbra explicou que o processo histórico, onde a Comissão teve que analisar inúmeros escritos deixados pela religiosa, assim como cartas que recebia, está praticamente concluído. Falta agora analisar alguns milagres concedidos através da vidente de Fátima que se estão a revelar um pouco por todo o mundo, na América Latina e mesmo em Portugal.

Miguel Cotrim, em Correio de Coimbra