Viver na Luz de Deus. Itinerário Espiritual de Lúcia de Jesus, apóstola de Fátima a partir do Carmelo

Abr 4, 2025 | Destaque

No passado dia 28 de março, data do aniversário natalício da Venerável Lúcia de Jesus, teve lugar no Memorial Irmã Lúcia, a apresentação do Livro: Viver na Luz de Deus. Itinerário Espiritual de Lúcia de Jesus, apóstola de Fátima a partir do Carmelo.

Este estudo, promovido pelo Carmelo de Coimbra e de autoria do teólogo francês Pe. François-Marie Léthel, OCD e da Ir. Ângela Coelho, ASM, centra-se sobretudo na vivência da Irmã Lúcia como Carmelita Descalça, um aspeto ainda pouco aprofundado da sua vida. Como afirma o P. Miguel Marquez Calle, Superior Geral da Ordem Carmelita Descalça, no prefácio da obra: “É para mim uma grande alegria que a Igreja e o Carmelo descubram Lúcia de Jesus sem desprezar Lúcia de Fátima, mas reconhecendo e agradecendo a Deus a vocação de Lúcia do Carmelo”.

Ao adentrarmo-nos na leitura deste livro, encontramos todo um caminho de contínua busca de fidelidade a Deus e de entrega pela Igreja e pela humanidade, vividos pela Venerável Irmã Lúcia, num crescendo contínuo e numa síntese admirável entre a espirituali­dade Carmelita e a Mensagem de Fátima. Com base no seu diário íntimo “O Meu Caminho”, inédito e aqui amplamente citado, os autores entrelaçam o percurso espiritual descrito no livro “As Moradas” de Santa Teresa de Jesus e enriquecido com os ensinamentos de São João da Cruz e Santa Teresa do Menino Jesus, com os acontecimentos da Cova da Iria, convidando o leitor a deixar-se tocar e a embarcar nessa grande aventura interior que é viver na Luz de Deus.

O livro consta duas partes essenciais: Antes de entrar no Carmelo, onde são apresentados os alicerces espirituais de Lúcia de Jesus, a sua vocação ao Carmelo e o seu percurso espiritual até à sua entrada, a 25 de março de 1948, sintetizado na sua própria expressão: “dar-Te tudo, dar-me toda!”. E No Carmelo, onde são contemplados 3 grandes momentos do seu percurso espiritual – A preparação para a noite, entre os anos de 1948 e 1955; A noite escura do espírito, entre 1955 e 1980; e finalmente a união transformante, a partir de 1980.

A obra é ainda enriquecida com um pequeno agradecimento por parte das Irmão Carmelitas Descalças de Coimbra e com a presença, em apêndice, de quatro valiosos  documentos: uma “Breve Cronologia da Vida de Lúcia de Jesus”; o “Esquema- síntese do Caminho Espiritual Segundo o Beato Maria-Eugénio do Menino Jesus, Quero ver a Deus”; o “Decreto sobre as Virtudes Heroicas de Lúcia de Jesus”; e a “Carta do Prepósito Geral dos Carmelitas Descalços sobre Lúcia”, publicada a 16 de julho de 2024 e intitulada “Caminho de Luz”.

A apresentação deste primeiro estudo sobre a Venerável esteve a cargo do P. Joaquim Teixeira, Presidente da Comissão de Espiritualidade da Província portuguesa dos Carmelitas Descalços, e contou ainda com a participação do Superior Provincial da Ordem, P. Vasco Nuno Costa, da autora, Ir. Ângela Coelho, e do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes. O P. Léthel, não podendo estar presente, enviou também uma pequena mensagem escrita, de regozijo e comunhão. Estiveram também presentes, entre outros, o Diretor das Edições Carmelo, entidade responsável pela edição do livro, P. Pedro Ferreira, OCD, e o Reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas.

Fazemos votos de que este seja um instrumento útil para conhecer em maior profundidade a vida e a alma desta Carmelita Descalça, a mais velha dos videntes de Fátima, e um canal privilegiado para experienciar a riqueza destas duas grandes espiritualidades.


Galeria de Fotos